top of page

O que é Literatura Infantil (para mim)?

Não é meu intuito definir ou conceituar aqui a Literatura Infantil. E a razão óbvia é o fato de que entre os maiores estudiosos, há o consenso de ser impróprio e até mesmo impossível fazê-lo.




Minhas considerações sobre a Literatura Infantil são para o campo prático de como a utilizo nas minhas empresas e programas, para saber de que tipo de livro estamos falando quando mencionarmos a Literatura Infantil.


Além disso, é muito prazeroso e muito satisfatório, para mim, escrever o que penso, particularmente, sobre o texto literário para crianças.


Acredito que o livro tido como Literatura Infantil é aquele que, escrito para a criança (marcado pela fantasia e linguagem popular), é por ela aceito, escolhido, eleito, dentre tantas possibilidades editoriais e mercadológicas existentes na atualidade.


Para mim, a criança, pelas características próprias da fase em que vive, sente-se atraída pela fantasia, pelos mundos a serem criados, curiosidades, surpresas, enigmas, etc.


Geralmente, elas escolhem os livros que desafiam a sua imaginação; ou ainda, livros que ― por serem de absoluta qualidade literária ― permitem que outros mundos e várias leituras sejam criadas pelo leitor.


É por essa razão que também imagino que as suas escolhas, quando dos livros para elas escritos, recaiam sobre aqueles que lhe tiram o fôlego, lhe façam chorar, rir, assustar, voar, sonhar, enfim, imaginar!

Esses livros não são raridades, muito pelo contrário. Mas precisam ser achados, garimpados, e, por isso, justamente por isso, eu criei o Mini Mega Leitor, para facilitar esse encontro.


Manuel Bandeira (2005), ao responder à sua própria pergunta “Quer escolher um livro bom mesmo para crianças?”, sugere a escolha pelos menos realistas e mais fantasiosos, e ainda sugere que se fique atento aos autores que tentam esconder “ensinamentos” dentro deles ― os livros.

Ele ainda afirma que literatura ― também a infantil ― “é farra, é diversão, é sonho, é pausa para alimentar a alma, para fortalecer as emoções, para pensar com o coração, para raciocinar com o fígado, para entender com o pâncreas.” (BANDEIRA, 2005, p. 183).


Continuando, entendo como Literatura Infantil aquele livro que, opondo-se aos didáticos e paradidáticos, não querem dizer nada, embora digam muito, mas de muitas formas e sempre, dependendo de quem o lê, quando lê e para quê lê.


Por isso, apesar do adjetivo “infantil”, que o acompanha, acredito que o texto literário para crianças seja aquele livro que para ela foi escrito, por ela escolhido (por sua capacidade e necessidade de fantasia, etc.) e que pode ser lido também por jovens e adultos.


Você já conhece o Mini Mega Leitor? Fazemos livros superpoderosos, super validados por milhares de crianças. Saiba mais aqui.


Um abraço,


Vivi

7 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
#fotosHD 76.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você chegou aqui pela primeira vez, conheça um pouco sobre mim aqui. Eu quero conhecer você também, pode usar os comentário para isso!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page