top of page

Referências bibliográficas

Apresento as referências que utilizo nos meus artigos e posts sobre Literatura Infantil, para que você possa consultar a qualquer momento.





AGUIAR, Vera Teixeira de (org.) et al. Era Uma Vez... Na Escola Formando Educadores Para Formar Leitores. Rio Grande do Sul: Formato, 2001. 188p.



ALVES, Rubem. O Sapo e o Porco-espinho. São Paulo: Edições Loyola, 2003. 28p.



ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2002. 254p.



AZEVEDO, Ricardo. Aspectos Instigantes da Literatura Infantil e Juvenil. In: Ieda de Oliveira (org.). O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005a, p. 25-46.



_____. Formação de Leitores e Razões para a Literatura. In: Renata Junqueira de Souza (org.). Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005b. p. 38-47.



_____. Livros para crianças e literatura infantil: convergências e dissonâncias. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br/artigo01.htm, recuperado em 28/06/2008 às 12h51m.



BANDEIRA, Pedro. O que você entende por qualidade em literatura infantil e juvenil? In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 180-183

.


BELINKY, Tatiana. O que você entende por qualidade em literatura infantil e juvenil? In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 186-187.



BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fada. 22ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008, 437 p.



BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997, 144p.



BRENMAN, Ilan. Através da Vidraça da Escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, 166 p.



CALDIN, Clarice FortKamp. A Leitura como Função Terapêutica: Biblioterapia. Florianópolis. Disponível em http://www.eci.ufmg.br/cendon/disciplinas/diss/caldin%20-%20leitura%20terap.pdf, recuperado em 1º /09/2008.



_____. A Função Social da leitura da Literatura Infantil. Florianópolis. Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14701505.pdf, recuperado em 1º /09/2008.



CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p. 169 a 191.



CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil. 2ª Ed. São Paulo: Paulus, 2004. 127 p.



COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática. 5ª Ed. São Paulo: Ática, 1991. 247 p.



_____. O Conto de Fadas – Símbolos, Mitos, Arquétipos. São Paulo: DCL, 2003, 156 P.



FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Memórias de Leitura e Educação Infantil. In: Renata Junqueira de Souza (org.). Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005, p. 50-60.



GULLA, Regina. A Pele dos Livros. São Paulo: DCL, 2006. 31 p.



LAJOLO, Marisa. A formação do professor e a literatura infanto-juvenil. IN Série Idéias no. 5. São Paulo: FDE, 1988. p. 29-34. <http://www.crmariocovas.sp. gov.br/lei_a.php?t=017>. Recuperado em 25/02/2008 às 13h53m.



_____. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.



LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira – História e Histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007. 190 p.



LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.



MACHADO, Ana Maria. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.


MEIRELES, Cecilia. Problemas da literatura infantil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 155p.



OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. 198 p.



PAIVA, Lucélia Elizabeth. Biblioterapia. São Paulo. Disponível em http://www.luceliapaiva.psc.br/BIBLIOTERAPIA.html. Recuperado em 27/08/2008.



QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Leitura, um diálogo subjetivo. In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 167-176.



RAMOS, Anna Claudia. O jogo do faz de conta. In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 146-165.



SANTOS, Caroline Cassiana Silva dos; SOUZA, Renata Junqueira de. A Leitura de Literatura Infantil na Escola. In: SOUZA, Renata Junqueira. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. p. 80-90.



SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Ensino-Aprendizagem e Leitura: Desafios ao Trabalho Docente. In: SOUZA, Renata Junqueira. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. p. 26-35.



_____. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1998.




SOUZA, Renata Junqueira de. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. 120 p.



_____, Renata Junqueira de,et al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. Presidente Prudente. http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/leituraprofessor.pdf. Recuperado em 23/10/2008.



TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8 ed. São Paulo: Vozes, 2007.



ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003. 235p.



24 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
#fotosHD 76.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você chegou aqui pela primeira vez, conheça um pouco sobre mim aqui. Eu quero conhecer você também, pode usar os comentário para isso!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page