Referências bibliográficas
Apresento as referências que utilizo nos meus artigos e posts sobre Literatura Infantil, para que você possa consultar a qualquer momento.

AGUIAR, Vera Teixeira de (org.) et al. Era Uma Vez... Na Escola Formando Educadores Para Formar Leitores. Rio Grande do Sul: Formato, 2001. 188p.
ALVES, Rubem. O Sapo e o Porco-espinho. São Paulo: Edições Loyola, 2003. 28p.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2002. 254p.
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos Instigantes da Literatura Infantil e Juvenil. In: Ieda de Oliveira (org.). O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005a, p. 25-46.
_____. Formação de Leitores e Razões para a Literatura. In: Renata Junqueira de Souza (org.). Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005b. p. 38-47.
_____. Livros para crianças e literatura infantil: convergências e dissonâncias. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br/artigo01.htm, recuperado em 28/06/2008 às 12h51m.
BANDEIRA, Pedro. O que você entende por qualidade em literatura infantil e juvenil? In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 180-183
.
BELINKY, Tatiana. O que você entende por qualidade em literatura infantil e juvenil? In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 186-187.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fada. 22ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008, 437 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997, 144p.
BRENMAN, Ilan. Através da Vidraça da Escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, 166 p.
CALDIN, Clarice FortKamp. A Leitura como Função Terapêutica: Biblioterapia. Florianópolis. Disponível em http://www.eci.ufmg.br/cendon/disciplinas/diss/caldin%20-%20leitura%20terap.pdf, recuperado em 1º /09/2008.
_____. A Função Social da leitura da Literatura Infantil. Florianópolis. Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14701505.pdf, recuperado em 1º /09/2008.
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p. 169 a 191.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil. 2ª Ed. São Paulo: Paulus, 2004. 127 p.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática. 5ª Ed. São Paulo: Ática, 1991. 247 p.
_____. O Conto de Fadas – Símbolos, Mitos, Arquétipos. São Paulo: DCL, 2003, 156 P.
FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Memórias de Leitura e Educação Infantil. In: Renata Junqueira de Souza (org.). Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005, p. 50-60.
GULLA, Regina. A Pele dos Livros. São Paulo: DCL, 2006. 31 p.
LAJOLO, Marisa. A formação do professor e a literatura infanto-juvenil. IN Série Idéias no. 5. São Paulo: FDE, 1988. p. 29-34. <http://www.crmariocovas.sp. gov.br/lei_a.php?t=017>. Recuperado em 25/02/2008 às 13h53m.
_____. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira – História e Histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007. 190 p.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.
MACHADO, Ana Maria. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MEIRELES, Cecilia. Problemas da literatura infantil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 155p.
OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. 198 p.
PAIVA, Lucélia Elizabeth. Biblioterapia. São Paulo. Disponível em http://www.luceliapaiva.psc.br/BIBLIOTERAPIA.html. Recuperado em 27/08/2008.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Leitura, um diálogo subjetivo. In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 167-176.
RAMOS, Anna Claudia. O jogo do faz de conta. In: OLIVEIRA, Ieda (org.) et al. O que é Qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a Palavra o Escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 146-165.
SANTOS, Caroline Cassiana Silva dos; SOUZA, Renata Junqueira de. A Leitura de Literatura Infantil na Escola. In: SOUZA, Renata Junqueira. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. p. 80-90.
SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Ensino-Aprendizagem e Leitura: Desafios ao Trabalho Docente. In: SOUZA, Renata Junqueira. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. p. 26-35.
_____. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira de. Caminhos para a Formação do Leitor. São Paulo: DCL, 2005. 120 p.
_____, Renata Junqueira de,et al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. Presidente Prudente. http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/leituraprofessor.pdf. Recuperado em 23/10/2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8 ed. São Paulo: Vozes, 2007.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003. 235p.